domingo, 2 de dezembro de 2012

TEMPO DO ADVENTO

TEMPO DO ADVENTO

Dezembro chegou com aquele aroma especial que as festas de final de ano proporcionam às pessoas, mas, além de festejarmos, é preciso nos prepararmos para receber o Menino Jesus em nossos corações e lares.
Após a Festa de Cristo Rei, a Igreja celebra o Tempo do Advento, um momento de preparação para a chegada do Salvador. A liturgia deste domingo e dos seguintes narram para os católicos toda a história do nascimento de Jesus Cristo, por isso é preciso que as pessoas vivam este momento de alegria que é o Natal.
Segundo o sacerdote da Comunidade Canção Nova padre João Gualberto as leituras apresentam algumas pessoas significativas e marcantes na história de Jesus João Batista e Maria.
“Cada domingo, a liturgia aborda uma temática, porque primeiro é Isaías falando de um tempo novo em que o Messias viria; no segundo, João Batista preparando o povo para esta vinda; o terceiro domingo fala da alegria, anunciando que este tempo está próximo; quarto domingo ressalta que o Messias virá”, explicou o padre Gualberto.
Este liturgia é representada pela Coroa do Advento. Deste modo, a cada domingo uma vela é acesa simbolizando a chegada do Menino do Jesus. É interessante que a luz que ilumina o nascimento do Salvador também seja a luz da nossa vida.
“É momento da família Igreja e a família doméstica se reunirem para celebrar o nascimento do seu Salvador, portanto é preciso se preparar muito bem, não só fazendo memória, mas contemplando este mistério do Deus feito Homem”, disse o sacerdote.
Viva este momento de festa e troca de presentes, mas não se esqueça de viver o seu advento e de participar da celebração da Santa Missa de Natal.





O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Coroa do Advento:
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
Termo:
Advento vem de adventus, vinda, chegada, próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma uma unidade com o Natal e a Epifanía.
Cor:
A Liturgia neste tempo é o roxo.
Sentido:
O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.
Duração:
4 semanas 

fonte:
http://wiki.cancaonova.com/index.php/Advento e http://blog.cancaonova.com/redacao/prepare-o-seu-advento/
 



ADVENTO UM TEMPO DE ESPERA

Estamos no tempo do Advento, um tempo de espera. Casas e cidades ficam enfeitadas e todos aguardam a linda noite de Natal, recheada de luzes, árvores de natal, de trocas de presentes, sem falar na tradicional “ceia de natal”. E em muitos lares e corações, infelizmente, Papai Noel assume o lugar de Jesus, o aniversariante, e o tempo do advento resume-se nas festas e nas alegrias passageiras do natal.
 Não podemos viver esse tempo como se Jesus esperado fosse apenas um Jesus histórico cujo aniversário se comemora no dia 25 de dezembro de cada ano, como qualquer outro aniversário. Devemos comemorar, sim, o aniversário de Jesus, mas consciente da sua presença viva no meio de nós através da sua Palavra e da Eucaristia, na expectativa da sua vinda real, conforme Ele mesmo prometeu.
“Na casa do meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.” Jo 14,2-3.
 Essa é a nossa verdadeira espera. Precisamos estar preparados todos os dias para essa volta de Nosso Senhor Jesus Cristo, que virá cumprir a sua promessa. Não tenhamos dúvida; Ele prometeu e vai cumprir a sua promessa e segundo São Pedro, Ele já não cumpriu porque está usando de paciência para conosco, esperando a nossa conversão, porque não quer que nenhum de nós pereça (II Pd 3,,9).
 Nesse belíssimo tempo do Advento, aproveitemos para fazermos uma profunda reflexão da nossa vida, nos arrependendo de nossos pecados e procurando uma conversão verdadeira e frutuosa, para que na sua volta, Ele nos encontre em paz, fazendo a sua vontade e buscando, com todas as nossas forças, uma vida de santidade.
João Bosco Gomes
Fundador e Moderador geral da Comunidade Família de Nazaré

fonte:http://familiadenazare.com.br/wp/fundador/?p=580

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário