quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Papa reflete o Advento sob ótica do Ano da Fé

André Luiz
Da Redação / Rádio Vaticano

"O Advento nos convida, meio a tantas dificuldades, a renovar a certeza de que Deus é presente," disse o Papa.
Na catequese desta quarta-feira, 5, o Papa Bento XVI trouxe uma reflexão acerca da comunhão entre a mensagem central do Advento e o contexto do Ano da Fé. Segundo o Papa, o tempo litúrgico que antecede o Natal, insere a Igreja no mistério da vinda de Cristo e convida o homem a um ato de fé em resposta à Revelação Divina.
Acesse:
NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - 05/12/2012
.: Todas as notícias sobre o Ano da Fé

Para o Pontífice, o Advento é a manifestação do grande “desígnio de benevolência” de Deus para com a humanidade. Esta expressão é usada pelo Apóstolo Paulo na carta aos Efésios (cfr 1, 3-14). Neste hino, Paulo agradece a Deus que, em Cristo, predestinou todos os homens a serem Seus filhos adotivos.
A partir deste texto, Bento XVI explicou que os homens não são frutos do acaso, mas de um ato de bondade e amor de Deus. “... a nossa vocação não é simplesmente existir no mundo, [...] é alguma coisa maior: é ser escolhido por Deus, mesmo antes da criação do mundo, no Filho, Jesus Cristo. Nele, então, nós existimos, por assim dizer, desde sempre.”
Bento XVI também recordou a expressão “recapitular toda a realidade em Cristo”, utilizada por São Paulo. A partir dela, destacou que Cristo permanece como o centro de todo o caminho do mundo, a espinha dorsal de tudo.
Na perspectiva do Ano da Fé, o Santo Padre disse que é preciso ter fé para responder à Revelação de Deus, que se faz conhecer e manifesta ao mundo o seu desígnio de benevolência.
Bento XVI concluiu a reflexão afirmando que o Advento é ocasião para que os fiéis renovem a certeza de que Deus é presença no mundo e quer sempre estar nele a partir do ser humano. “Através da nossa fé, da nossa esperança, da nossa caridade, Ele quer entrar no mundo sempre de novo e quer sempre de novo fazer resplandecer a sua luz na nossa noite”, disse o Papa.
 fonte:http://blog.cancaonova.com/radiofm/

domingo, 2 de dezembro de 2012

TEMPO DO ADVENTO

TEMPO DO ADVENTO

Dezembro chegou com aquele aroma especial que as festas de final de ano proporcionam às pessoas, mas, além de festejarmos, é preciso nos prepararmos para receber o Menino Jesus em nossos corações e lares.
Após a Festa de Cristo Rei, a Igreja celebra o Tempo do Advento, um momento de preparação para a chegada do Salvador. A liturgia deste domingo e dos seguintes narram para os católicos toda a história do nascimento de Jesus Cristo, por isso é preciso que as pessoas vivam este momento de alegria que é o Natal.
Segundo o sacerdote da Comunidade Canção Nova padre João Gualberto as leituras apresentam algumas pessoas significativas e marcantes na história de Jesus João Batista e Maria.
“Cada domingo, a liturgia aborda uma temática, porque primeiro é Isaías falando de um tempo novo em que o Messias viria; no segundo, João Batista preparando o povo para esta vinda; o terceiro domingo fala da alegria, anunciando que este tempo está próximo; quarto domingo ressalta que o Messias virá”, explicou o padre Gualberto.
Este liturgia é representada pela Coroa do Advento. Deste modo, a cada domingo uma vela é acesa simbolizando a chegada do Menino do Jesus. É interessante que a luz que ilumina o nascimento do Salvador também seja a luz da nossa vida.
“É momento da família Igreja e a família doméstica se reunirem para celebrar o nascimento do seu Salvador, portanto é preciso se preparar muito bem, não só fazendo memória, mas contemplando este mistério do Deus feito Homem”, disse o sacerdote.
Viva este momento de festa e troca de presentes, mas não se esqueça de viver o seu advento e de participar da celebração da Santa Missa de Natal.





O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Coroa do Advento:
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
Termo:
Advento vem de adventus, vinda, chegada, próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma uma unidade com o Natal e a Epifanía.
Cor:
A Liturgia neste tempo é o roxo.
Sentido:
O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.
Duração:
4 semanas 

fonte:
http://wiki.cancaonova.com/index.php/Advento e http://blog.cancaonova.com/redacao/prepare-o-seu-advento/
 



ADVENTO UM TEMPO DE ESPERA

Estamos no tempo do Advento, um tempo de espera. Casas e cidades ficam enfeitadas e todos aguardam a linda noite de Natal, recheada de luzes, árvores de natal, de trocas de presentes, sem falar na tradicional “ceia de natal”. E em muitos lares e corações, infelizmente, Papai Noel assume o lugar de Jesus, o aniversariante, e o tempo do advento resume-se nas festas e nas alegrias passageiras do natal.
 Não podemos viver esse tempo como se Jesus esperado fosse apenas um Jesus histórico cujo aniversário se comemora no dia 25 de dezembro de cada ano, como qualquer outro aniversário. Devemos comemorar, sim, o aniversário de Jesus, mas consciente da sua presença viva no meio de nós através da sua Palavra e da Eucaristia, na expectativa da sua vinda real, conforme Ele mesmo prometeu.
“Na casa do meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.” Jo 14,2-3.
 Essa é a nossa verdadeira espera. Precisamos estar preparados todos os dias para essa volta de Nosso Senhor Jesus Cristo, que virá cumprir a sua promessa. Não tenhamos dúvida; Ele prometeu e vai cumprir a sua promessa e segundo São Pedro, Ele já não cumpriu porque está usando de paciência para conosco, esperando a nossa conversão, porque não quer que nenhum de nós pereça (II Pd 3,,9).
 Nesse belíssimo tempo do Advento, aproveitemos para fazermos uma profunda reflexão da nossa vida, nos arrependendo de nossos pecados e procurando uma conversão verdadeira e frutuosa, para que na sua volta, Ele nos encontre em paz, fazendo a sua vontade e buscando, com todas as nossas forças, uma vida de santidade.
João Bosco Gomes
Fundador e Moderador geral da Comunidade Família de Nazaré

fonte:http://familiadenazare.com.br/wp/fundador/?p=580

 


FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2012

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2012









Mensagem
Queridos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Conceição, a festa da Padroeira é tempo forte de evangelização e vivendo o ano da fé na nossa igreja - proclamado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI - somos chamados a entrar neste clima de missão e devoção a Nossa Senhora ao celebrarmos os 90 anos de nossa paróquia, pois a Mãe de Deus e nossa Mãe nos aproxima cada vez mais do seu filho. Portanto façamos desta festa uma oportunidade de encontro pessoal com Jesus, na oportunidade desejo a todos (as) uma boa festa.

Pe. João Maria de Oliveira
Administrador Paroquial


ARQUIDIOCESE DE NATAL
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
SÃO TOMÉ – BARCELONA – RUY BARBOSA

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2012
P R O G R A M A Ç Ã O R E L I G I O S A

Dia: 29/11 (quinta-feira)
5h - Alvorada anunciando o início dos festejos.
18h30 – Moto-Procissão e Carreata: Homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Concentração: Vila São Francisco.
 Concentração no Hospital Maternidade das 90 imagens peregrinas que visitaram a Zona Urbana e Rural do município de São Tomé.
19h – Solene Passeata. Itinerário: Rua Cônego José Cabral até o Pavilhão da Matriz.
19h30 – Celebração Eucarística de Abertura da Festa
Celebrante: PE. JOÃO MARIA DE OLIVEIRA
Tema: Pela fé, Maria Acolhe a Palavra de Deus. (Lc 1,26-38)
21h – Hasteamento das Bandeiras
Noiteiros: Motoqueiros, Motoristas, Mecânicos, Borracheiros, Empresa Alves, Rádio Cidadã e Polícia Civil e Militar.


Dia: 30/11 (sexta-feira)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
08h30 – Missa dos Enfermos
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. ELIELSON CASSIMIRO DE ALMEIDA
Tema: MAGNIFICAT: Louvor confiante em Deus. (Lc 1,46-55)
Noiteiros: Apostolado da Oração, Pastoral do Dízimo, 3ª Idade, Lar São Camilo de Léllis, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Maternidade, Centros de Saúde, Funcionários e Profissionais da Saúde.
Comunidades Convidadas: Santa Luzia (Ingá de Santa Luzia), Espinheiro, Jeriguaçú, Raposa, Porteiras, São Boa Ventura, São Paulo e Roça.


Dia: 01/12 (sábado)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
08h - Batizados
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
16h – Casamentos Comunitários
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. LOURIVAL LIBERATO FILHO
Tema: Com Alegria e Fé, Maria é Virgem e Mãe. (Lc 2, 1-7)
Noiteiros: Terço das Mulheres, Terço dos Homens, ECC, Pastoral Familiar e Comerciantes
Convidados: Comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Barcelona); Santa Joana D’arc (Riacho FundoII); Santa Terezinha (Arisco); Santa Rita de Cássia (Poço do Serrote); São José (Riacho Fundo I); São Francisco (Santa Maria); Santa Luzia (Cotovelo) e São Pedro (Formigueiro).


Dia: 02/12 (domingo)
09h – Missa do Agricultor na Feira Livre Coberta
Homenageados: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Tomé, Lideranças das comunidades rurais, FUMAC, Associações, Fazendeiros e Agricultores.
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. VICENTE FERNANDES DA SILVA NETO
Tema: EUCARISTIA: Mistério da Fé. (Jo 6,41-51)
Noiteiros: Legião de Maria, Ministério de Música Arautos do Senhor, Pastoral da Liturgia, Infância Missionária, Juventude e Núcleo da Obra de Maria.
Convidados: Comunidades São João Batista (Ruy Barbosa); Santo Expedito (Malhada Grande); Santa Terezinha (Caiçara); São Sebastião (Castro) e Nossa Senhora do Carmo (Acauã).


Dia: 03/12 (segunda-feira)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
16h30 – Celebração Eucarística do Crisma
Preside: Dom Jaime Vieira Rocha
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. JOSÉ FREITAS CAMPOS
Tema: Pela Fé, Deus nos Livra do Mal. (Mt 2, 13-15)
Noiteiros: Movimento Sacerdotal Mariano, Movimento da Mãe Rainha de Shoenstatt e Pastoral do Batismo.

Dia: 04/12 (terça-feira)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. SEVERINO DA SILVA NETO
Tema: AMOR: Virtude Daqueles que tem Fé. (Jo 13,34-39)
Noiteiros: Poder Judiciário, Promotoria de Justiça, Cartórios, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Programas Sociais, Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo e Sindicato dos Servidores Públicos.
Comunidades Convidadas: N. S. de Fátima (Mulungu); São Francisco (Pedra Preta), Mundo Novo, Serra do Lameiro, Gamaleira do Bomfim, Serrinha, São José, Oiticica,Quixaba, Riacho de Fora, Recreio, Serra do Tigre e Sucavão

Dia: 05/12 (quarta-feira)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. JOAQUIM FELIPE DE PONTES
Tema: Pela Fé, Somos Consagrados para Evangelizar. (Lc 4, 16-21)
Noiteiros: Pastoral da Criança, Pastoral da Catequese, SAR Equipe Local, Representantes da Igreja nos Conselhos Setoriais, Banco do Bradesco, Fábrica M3 e Correios.
Convidados: Comunidades: Nossa Senhora da Guia (Gameleira); Assentamento Fomento, Barrentas, Santa Luzia, Cachoeirinha, Carrapateira, Baixio da Carrapateira, Salgadinho, Chaves Bela e Serra do Raimundo.
Dia: 06/12 (quinta-feira)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. CLÁUDIO RÉGIO DA SILVA BEZERRA
Tema: Com Fé, Maria Guardava Tudo no Coração. (Lc 2, 41-51)
Noiteiros: Secretaria Municipal de Educação, Escolas Estadual, Municipais e Particular, Sinte, Cozinha Alternativa, Emater, Secretaria de Agricultura, MECE’s, Grupo de Oração, Coroinhas, Oficinas de Oração e Vida e Selo Unicef.
Convidados: Comunidades: São Francisco de Assis (Vila São Francisco); Nossa Senhora Aparecida e São Miguel (Cotovelo); Assentamento Anita Garibaldi; Vacaria; Pedra do Navio e Pintos.

Dia: 07/12 (sexta-feira)
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
12h – Adoração a Jesus Eucarístico
19h30 – Celebração Eucarística
Preside: PE. MARCELO DE ARÁUJO CUNHA
Tema: Com Fé, Maria está ao Pé da cruz. (Jo 19,25-27)
Noiteiros: Prefeitura Municipal de São Tomé, Câmara Municipal de Vereadores, Grupo de Escoteiros Alaíde Marques, AJAC, Secretaria de Administração, Secretaria de Tributação, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Mensageiros da Divina Providência, Noite das Marias e Saotomeenses ausentes e visitantes.
Homenageada: Congregação das Irmãs da Divina Providência
Convidados: Comunidades: São Sebastião (Alto de São Sebastião) Morada Nova; Riacho Fechado, Várzea, Carnaúba.

Dia: 08/12 (sábado)
Solene Comemoração da Santíssima Virgem Maria Imaculada Conceição, Mãe e Excelsa Padroeira da Cidade de São Tomé.
04h30 – Ofício da Imaculada Conceição e Caminhada Penitencial
05h – Alvorada
06h – Café de Nossa Senhora
08h30 – Missa da Primeira Eucaristia
Celebrante: Pe. João Maria de Oliveira
12h – Pipocaço de Nossa Senhora da Conceição, Repique dos Sinos e Buzinaço pelas ruas da cidade.
16h30 – Procissão com a venerada Imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Itinerário: Rua Ladislau Galvão, Rua Miguel Medeiros, Rua Félix Medeiros, Rua Tonheca Pereira, Rua João Lourenço, Rua Assis Gomes, Rua Pe. Ramiro varela, Rua João Gonçalves, Rua Cônego José Cabral, Rua Félix Medeiros, Rua Elói Ribeiro e Rua Ladislau Galvão.
18h – Missa Solene de Encerramento da Festa
Celebrante: PE. JOÃO MARIA DE OLIVEIRA
Homenageados: Equipes da festa, devotos de Nossa Senhora da Conceição, Visitantes e toda comunidade.
19h – Arreamento das Bandeiras e Show Pirotécnico.
N O T A S:
·         A Peregrinação das 90 Imagens de Nossa Senhora da Conceição teve início no dia 25/10, com uma Celebração Eucarística, “MISSA DE ENVIO”, na Igreja Matriz, às 19h30, com a participação das equipes responsáveis;
·         A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO RECOMENDA QUE:
a)      Todos se apresentem de azul ou branco, se possível, para a abertura e o encerramento da Festa, em sinal de Paz e Devoção;
b)      As famílias que residem no itinerário da procissão de Nossa Senhora da Conceição, ao se aproximar às 16h, afastem os veículos das ruas para facilitar a passagem da grandiosa procissão;
c)      Os devotos observem o itinerário da PROCISSÃO para uma melhor organização.


P R O G R A M A Ç Ã O S Ó C I O - C U L T U R A L
PAVILHÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Dia – 30/11 (sexta-feira): Apresentações Culturais
Dia – 01/12 (sábado): Apresentações Culturais
Dia – 02/12 (domingo): Apresentações Culturais
Dia – 04/12 (terça-feira): Apresentações Culturais
Dia – 05/12 (quarta-feira): Apresentações Culturais
Dia – 06/12 (quinta-feira): Apresentações Culturais
Dia – 07/12 (sexta-feira): XIV Jantar de Nossa Senhora com Seresta ao Vivo
Dia – 08/12 (sábado): Festa Social

8ª FESTA DO AGRICULTOR
02/12/2012 (domingo)
TEMA: A força do homem do campo ao semear a fé
07:00 h – Concentração e Café Comunitário no calçadão da Tonheca Pereira.
07:30 h – Desfile do Agricultor pelas ruas da cidade.
09:00 h – Missa do Agricultor na feira Livre Coberta e Benção dos Donativos.
10:30 h – Tradicional Leilão de Nossa Senhora da Conceição.

14º FESTIVAL DE PRÊMIOS:
Data: 16/12 (Domingo) – Início: 16h
Local: Largo da Matriz






























IMAGENS DA FESTA DO AGRICULTOR 2012