terça-feira, 17 de maio de 2011

MAIO - MÊS MARIANO - DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA

O mês de maio mais uma vez chega com muita esperança para todos nós. É o mês da alegria porque celebraremos com fé a Santíssima Virgem Maria em nossas comunidades paroquiais. Como vemos, nossas comunidades sendo elas pequenas ou grandes, na cidade ou na zona rural, se encontram para louvar, honrar e bendizer a nossa Mãezinha querida. “Como é bonita uma religião que se lembra da mãe de Jesus”, nos diz uma canção do Pe. Zezinho,SCJ, e é verdade, como é bonito ver o nosso povo caminhando com Maria na certeza de encontrar-se com seu filho Jesus. Maria é para este povo, para mim e para você meu irmão e minha irmã o Farol de luz que nos mostra Jesus, é ela a Estrela da Nova Evangelização. Por isso neste mês de maio aprendamos muito com Maria, Mulher do Silêncio, da Escuta, do Serviço e da Obediência. Como não lembrar aqui as palavras de Dom Bosco quando nos diz assim “Sê devoto de Maria Santíssima e serás certamente feliz”. É verdade amados irmãos e irmãs, é no caminho de Maria que aprenderemos tantas virtudes que nos ajudarão a trilhar melhor o caminho da vida. Maria, a escolhida por Deus, a Bem-Aventurada, mulher sem mancha de qualquer Pecado, Ela é a Imaculada, a Cheia de Graça, Mãe do Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Mulher Humilde que soube ouvir a voz de Deus e acolher a sua Palavra, “faça-se em mim”. Peçamos a Maria que como uma professora nos eduque sempre mais, nos ensinando a crer e a amar o seu Filho Jesus, nosso irmão. No próximo mês de junho será realizado em Québec no Canadá de 15 a 22 o Congresso Eucarístico Internacional, e terá como tema: A EUCARISTIA , Dom de Deus para a Vida do Mundo. O documento teológico de base nos afirma que “o dom de Deus ao mundo é realizado devido a uma mulher, bendita entre todas as mulheres, que acreditou e que se entregou sem condições à Palavra misteriosa do Seu Senhor”. Vejamos meus irmãos e irmãs como Maria é importante na história da Salvação, Ela é a Mulher por excelência, não há outra mulher como Maria. Vivamos bem este mês, ouvindo a voz da Mãe Auxiliadora e defensora nossa que nos diz “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”. A paz de Jesus e o Amor de Maria!

Maio Mês de Maria – 1ª REFLEXÃO: (Lucas, 1,26-38)


Ouvindo o relato do evangelista sobre o encontro do anjo com Maria, contemplamos muitas coisas bonitas e importantes sobre a Mãe de Deus. Maria é uma virgem, de uma pequena cidade chamada Nazaré, que ficava longe do centro político e religioso da Palestina. Ao receber o anúncio do anjo, Maria se assusta, mas ao mesmo tempo questiona como acontecerá todas aquelas coisas. Após a explicação do anjo, Maria se coloca inteira à disposição de Deus com seu “SIM”.

Nas entrelinhas vemos duas atitudes importantes: a ilimitada bondade de Deus e a total adesão de Maria. Ao escolher uma jovem virgem da periferia, em sua pequenez e simplicidade, e que nada poderia oferecer, a não ser a si própria, Deus se mostra inteiramente disposto a salvar. A gratuidade de Deus se mostra nos pequenos e humildes, sem nada exigir em troca. De sua parte, ao dizer “sim” a Deus, Maria se coloca completamente nas mãos d’Ele, apresentando-se como “SERVA DO SENHOR”, em total disponibilidade.

Dizer que a Virgem Maria concebeu por obra do Espírito Santo é dizer que o que se realiza nela é por inteira iniciativa e vontade de Deus. Por outro lado, na virgindade de Maria encontramos uma bonita abertura da humanidade para a salvação oferecida por Deus. Vemos nela uma consagração total de sua pessoa e de suas potencialidades.

Na relação entre Deus e Maria não existiu reservas, condições ou exigências. Tudo se deu na mais perfeita generosidade, liberdade e graça.Vejamos nesta atitude de Maria um exemplo forte de confiança Naquele que se crê. Quando acreditamos verdadeiramente não impomos condições, apenas amamos e nos entregamos a este amor. E a partir desse momento, começamos a experimentar em nossas vidas, as graças que nos vêm desta entrega confiante.

Maio: Mês de Maria – 2ª REFLEXÃO (Jo 2,1-12)


             A Igreja sempre afirmou que Maria, Mãe de Deus, exerce especial intercessão em favor dos cristãos. Os irmãos protestantes negam essa intercessão, afirmando que somente Jesus é nosso intercessor. Como entender isso? Quem está com a razão?

É verdade que Jesus é nosso supremo intercessor junto ao Pai. Ele mesmo disse: ” Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim!” (Jo14,6)

Esta afirmação é categórica e não há o que descutir. Na Liturgia da Igreja essa cosnciência é muito clara, pois celebramos todos os sacramentos “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Em que sentido dizemos que Maria intercede por nós? A Tradição da Igreja nunca dispensou tal intercessão. Se Maria é Mãe de Deus, por dedução podemos concluir que ela tem especial atenção junto a seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Poderíamos então não aceitar esse argumento, dizendo que esta forma de pensar é um tanto humana e cultural. Mas isso depõe a favor da intercessão de Maria junto a Jesus, pois Ele é o Verbo de Deus que se encarnou, se tornou humano e assimilou uma cultura. Portanto, podemos também conhecer melhor as coisas de Deus baseados em nossa cultura e em nossa humanidade que foi assumida por Deus na encarnação do Filho.
Como filha de Deus Pai, Maria também goza de especial intercessão. Por sua total abertura e docilidade à vontade de Deus e por sua sintonia com o Espírito Santo, afirmamos, sem medo de incorrer em erro, que Maria goza, de fato, de atenção especial da parte do Pai.

Maria então praticamente intercede por nós da mesma forma que Jesus?
Não. A intercessão de Maria tem valor e importância devocional. A intercessão de Jesus tem valor e importância soteriológica (de salvação). Ou seja, por sua intercessão, Maria alcança de Deus a realização de nossos pedidos e necessidades, quando são realmente bons para nós e para os outros,
além de sempre nos encaminhar a seu Filho Jesus. Mas Maria não nos salva. Ela não é Deus. Ela não substitui Jesus na revelação e no acesso ao Pai. Essa maior e importante missão é reservada ao Filho de Deus.

Maria não só interecede por nós junto a Deus como também nos convida a fazer o que o seu Filho quer. Ela nos convida a cumprir em nossas vidas a palavra dAquele que nos revela o Pai: ” Façam tudo o que Ele vos disser!”

Maio: Mês de Maria – 3ª REFLEXÃO (Mt 1,18-25)

Maria
“Mateus nos conta como José despertou da dúvida para a certeza da maternidade divina de Maria”.
Muitos cristãos, católicos e protestantes, têm dificuldade de entender e de aceitar Maria como a Mãe do Senhor e Mãe de todos os crentes. Se por um lado acentuamos uma relação devocional com Maria, por outro lado, falta-nos a coragem, ou oportunidade para compreender seu papel e sua relação com Jesus e sua missão.
          Como José, ainda estamos dormindo um sono perturbado e inquieto, sem saber o que fazer com Maria em nossa vida. Como seguidores de Jesus, vamos aceitá-la de todo coração, ou repudiá-la em segredo? Se ignoramos Maria, poderemos correr o risco de não receber a grande dádiva de Deus para a humanidade que ela nos traz. Se a acolhemos, traremos para dentro da nossa vida aquele que habitou em seu seio: Jesus.
Deus quer permanecer conosco. Ele entra em nossa história pela porta que se abre em Maria. Ela nos entrega seu filho para que possamos lhe dar um nome: o nome da nossa vida e da nossa história. Jesus se encarna no seio de Maria que representa a humanidade aberta e acolhedora do Dom de Deus.




Maria é chamada, por nós cristãos, de “Mãe de Deus”

Maria é chamada, por nós cristãos, de “Mãe de Deus”. Mas se nós, cristãos, cremos em um só Deus em três pessoas, como entender a sua maternidade? Maria é também mãe do Pai e do Espírito Santo, além de ser mãe do Filho de Deus? Qual a importância da maternidade de Maria para nossa fé? Das respostas a estas questões podemos tirar importantes conclusões:

- Sua maternidade está na raiz da nossa experiência e da nossa relação com Deus, pois foi Maria quem gerou o Filho de Deus para a humanidade.

- Nós cremos que Jesus é o Filho de Deus que se encarnou no ventre da Virgem Maria. Siginifica que ele é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Ele possui a natureza divina e a natureza humana. Em Jesus, essas duas naturezas estão intimamente unidas, sem se confundir e sem se anular. A união das duas naturezas do Filho se deu no ventre de Maria. Por isso, podemos dizer, sem dúvidar, que Maria é Mãe de Deus. É por isso também que não podemos dizer que Maria é apenas mãe do homem Jesus. Sera expressar de maneira errada um grande pilar de nossa fé: a encarnação do Verbo, isto é, o fato de Deus ter se feito humano, ou o que é pior, dizer que Jesus era apenas humano, negando a sua divindade.

- Maria não é a mãe das três pessoas da Santíssima Trindade. Quando dizemos que ela é Mãe de Deus, estamos nos referindo à segunda pessoa da Trindade, o Filho de Deus, Jesus Cristo.

- O Filho de Deus não se tornou homem por capricho divino. A encarnação do Verbo é a realização da vontade de divina de nos salvar. Deus enviou seu Filho para que, unido à nossa humanidade, nos tornássemos nele, filhos e filhas de Deus, herdeiros do seu amor e de sua bondade. O caminho escolhido por Deus para realizar esse grande acontecimento foi a própria pessoa de Maria.



PROGRAMAÇÃO MARIANA NA IGREJA MATRIZ 2011

“Corações cristãos se rejubilem ao ver um novo florão de Glória colocado na coroa de sua Mãe”

 

DIA
HOMENAGEADOS
HORÁRIO
EQUIPE RESPONSÁVEL
01
Celebração Eucarística de Abertura
19h30 min.
Equipe de Liturgia
02
Equipe Mariana da Matriz
19h30 min.
Joanice Amador e Rosa Morais
03
Grupo de Oração, Cenáculo e Casa do Terço
19h30 min.
Francina / Glória
04
SETOR CENTRO
19h30 min.
Joanice Amador
05
Infância Missionária
19h30 min
José Hélio
06
Pastoral do Batismo
19h30 min.
Quintino e Zélia
07
Noite das Crianças
19h30 min.
Professores e Catequistas
08
Mães
19h00
Joanice Amador e Rosa Morais
09
Pastoral da Criança
19h30 min.
Núbia
10
Apostolado da Oração
19h30 min.
Nilma Bezerra
11
Legião de Maria
19h30 min.
Jordana
12
Oficinas de Oração e Vida
19h30 min.
Francisquinha
13
Noite das 1.000 Ave Maria
19h30 min.
Glória e Ana Helena
14
Noite das Mulheres
19h30 min.
Gelsa
15
SETOR DA USINA
19h00
Josilene e Zezinha Procópio
16
Mensageiros da Divina Providência
19h30 min.
Mensageiros
17
Pastoral da Catequese
19h30 min.
Elma Rangel
18
Movimento da Mãe Peregrina
19h30 min.
Fátima Costa
19
Ministros Extraordinários da Eucaristia
19h30 min.
Lenilson
20
Idosos / CCI
19h30 min.
Iris Rocha
21
Noite da Juventude - JUNSC
19h00
Rafael e Micarla
22
Viúvas e devotos de Santa Rita de Cássia
19h00
Simone, Elândia e Rozinete
23
Coroinhas
19h30 min.
Jean
24
Todas as Marias
19h30 min.
Socorro Nunes, Maria de Márcio e Maria Nogueira
25
Famílias sãotomeenses
19h30 min.
Lenilson
26
Pastoral do Dízimo e Dizimistas
19h30 min.
Neza
27
Noite dos Homens – Terço dos Homens
19h30 min.
Toca
28
Equipe de Liturgia
19h30 min.
Rossana
29
Ministério de Música Arautos do Senhor
19h00
César
30
ECC / Pastoral Familiar
19h30 min.
Coordenação / 5 Casais
31
Prefeitura Municipal de São Tomé / Câmara Municipal de Vereadores / Empresa Alves / Sindicatos / Escolas Municipais, Estadual e Particular / CRAS / Secretarias Municipais / Programas Sociais / Grupo de Escoteiros Alaide Marques / Polícia Militar / Cartórios / Conselho Tutelar/ Comerciantes / AJAC / Emater / Cozinha Alternativa / Correios / Banco do Bradesco / Lar São Camilo de Léllis / Hospital Maternidade / Motoristas e Motoqueiros.
Procissão Luminosa – Noite dos Anjos
19h00
Equipe de Liturgia